Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Produção textual /tapete mágico


TAPETE MÁGICO

Caetano Veloso

Mas nada é mais lindo
Que o sonho dos homens fazer um tapete voar
Sobre um tapete mágico eu vou cantando
Sempre um chão sob os pés, mas longe do chão
Maravilha sem medo, eu vou onde e quando
Me conduz meu desejo e minha paixão
Sobrevôo a Baía da Guanabara
Roço as mangueiras de Belém do Pará
Paro sobre a Paulista de madrugada
Volto pra casa quando quero voltar
Vejo o todo da festa dos navegantes
Pairo sobre a cidade do Salvador
Quero de novo estar onde estava antes
Passo pela janela do meu amor
Costa Brava, Saara, todo o planeta
Luzes, cometas, mil estrelas no céu
Pontos de luz vibrando na noite preta
Tudo quanto é bonito, o tapete e eu
A bordo do tapete você também pode viajar, amor
Basta cantar comigo e vir como eu vou


Os alunos deverão se preparar para fazer um texto, seguindo os seguintes passos:


1- Cada aluno deverá escolher um lugar ou vários por onde queira passear com seu tapete mágico. A atividade poderá ser em parceria com a disciplina de Geografia.

2- Cada aluno fará um levantamento do que há no lugar por onde vai passear : estradas, cidades, praias, vegetação, comidas típicas, folclore, divertimentos e tudo o mais que achar interessante. No caso de aproveitar conteúdos de Geografia, o professor poderá colocar na lousa os tópicos,que serão utilizados por todos.

3- O professor pedirá para cada aluno se imaginar voando num tapete e sobrevoando o local escolhido. Pedirá , então, que comecem a escrever o texto em primeira pessoa.

4- No primeiro parágrafo, a introdução, ele deverá contar como conseguiu o tapete mágico: por obra de algum gênio que encontrou, por presente de alguma fada, ou outro meio qualquer. O parágrafo deverá terminar contando o destino que escolheu para viajar.

5- Do segundo parágrafo em diante, o aluno deverá narrar a sua viagem passando por todos os lugares que escolheu, utilizando trechos descritivos.

6- O aluno poderá descer do tapete, visitar atrações turísticas, conversar com pessoas do local e participar de situações quotidianas do lugar.

7- No último parágrafo, deverá concluir o seu texto, colocando um fecho interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário